Você sabe o que é TOFU, BOFU e MOFU? Eu sei 😊

TOFU, BOFU e MOFU são siglas apresentada na estratégia de marketing de conteúdo no geral. Este conceito eu costumo usar para os meus textos de SEO.

Porque partindo da ideia que apenas 5% das pessoas que visitam um site pela primeira vez estão prontas para comprar. É importante que estas pessoas que acessaram meu conteúdo sejam impactadas mais vezes pela minha marca.

É por isso, que o marketing digital mais tradicional vende a ideia que gerar conteúdo fará você vender mais em todos os canais de tráfego, e sim, é verdade e também vale para o canal orgânico.

Em 2019 aprendi que marketing de conteúdo e SEO conversam, e podem ser o mesmo às vezes. Mas o meu processo de criação de textos de SEO que convertem e vendem, começou nesse ano com estas duas técnicas do marketing digital.

E sim, eu tive que aprender o que é TOFU, BOFU e MOFU e misturar com o meu SEO. É muito termo técnico para quem está começando, mas é muito bom para quem quer vender.

baixar seo

O que é TOFU, BOFU e MOFU?

São os 3 diferentes tipos de conteúdo que uma empresa pode produzir para atrair tráfego no site, gerar mais leads e mais vendas. Esses três tipos de conteúdo são TOFu, MOFu e BOFu.

Cada um desempenha um papel importante na jornada do cliente e na geração de vendas para a empresa.

Como usar cada tipo de conteúdo?

O conteúdo TOFU é projetado para atrair a atenção de um grande público e educá-lo sobre um determinado tema relacionado a uma empresa ou produto.

Já os materiais de meio de funil visam nutrir os leads gerados pelo conteúdo TOFU e convertê-los em potenciais clientes.

Por fim, o conteúdo fundo de funil permite incentivar a conversão de leads em clientes efetivos, ou seja, levar os leads a tomada de decisão com informações úteis sobre o produto ou serviço da empresa (geralmente é aquela landing page).

Marcas devem gerar conteúdo para todos os estágios do funil

É importante ressaltar que a jornada pelo funil de vendas não é linear e que os clientes podem entrar no funil em diferentes etapas. Por isso, é importante criar conteúdo para cada etapa do funil.

O tradicional funil de vendas que vemos, TOPO, MEIO E FINAL, é o mesmo do TOFu, MOFu e BOFu ok?

Em SEO o tradicional funil TOFu, MOFu e BOFu virá o nosso funil de SEO, porque vamos pegar as palavras-chave e pensar como elas podem virar um conteúdo em marketing, então:

  • TOFU = termos informacionais
  • MOFU = termos transacionais e navegacionais
  • BOFU = termos comerciais

Veja como fica o novo funil:

TOFu, MOFu e BOFu

Pesquisando palavras-chave no semrush

O semrush é uma ferramenta de pesquisa de palavras-chave que ajuda a identificar os termos de SEO de acordo com as fases do funil, certo? Olhe como fica fácil.

Vá em visão geral de palavra-chave e depois veja a intenção dessa palavra-chave.

tofu bofu e mofu

Eu preciso mapear bem a intenção da palavra-chave para fazer os textos certos de TOFU, MOFU e BOFU. Ou seja, escreve só um texto informacional em TOFU, um conteúdo sobre marca ou sei no MOFU e um texto comercial em BOFU.

É isso, na estratégia de SEO avançada eu ensino como combinar esses fatores, só se inscreva, porque eu não darei esse ouro para os meus concorrentes publicamente kkk

O marketing de conteúdo acaba com o conteúdo de baixo valor para o Google

O marketing de conteúdo envolve a criação de conteúdo relevante e valioso para o seu público-alvo, para atrair e engajar os usuários, além de construir relacionamentos duradouros. Tecnicamente é o que precisamos em SEO certo?

O Google rebaixa e puni conteúdo descrito como de baixo valor ou irrelevantes. A luta de qualquer profissional de SEO é escrever conteúdos que sejam bons para usuário, por isso focar na intenção de busca é focar também em produzir conteúdos relevantes.

O resultado de marketing de conteúdo e SEO pode ser bastante poderoso. Porque ao criar conteúdo de alta qualidade e otimizá-lo para as palavras-chave relevantes, você pode aumentar a visibilidade do seu site nos resultados de busca e atrair mais tráfego orgânico.

É isso que queremos, e talvez você fazia sem saber!

O que acontece com as pessoas que não fazer marketing de conteúdo com SEO?

Marcas que não combinam as duas técnicas fazem textos em SEO que não convertem, mas isso não faz sentindo né? Toda a criação dos textos de SEO com marketing de conteúdo passam por um processo que chama Curadoria de Conteúdo.

Curadoria de conteúdo

É quando a criação de conteúdo deve ser feita com base nas necessidades e interesses das personas definidas anteriormente. É importante criar conteúdo original e de qualidade, que seja capaz de atrair e engajar o público.

Eu já criei uma planilha onde eu documento tudo o que eu preciso para redatora de SEO criar o texto certo para o site ou marca, você pode baixar aqui.

Chama planilha TOFU, BOFU e MOFU, é só baixar.

baixar seo

Além disso, essa estratégia de SEO exige a curadoria de conteúdo que é importante para agregar valor ao público-alvo.

AGORA se você não se importar com a geração de leads, ou com agregar valor ao usuário, e só quer trabalhar com Google AdSense, talvez marketing de conteúdo seja um esforço a mais para sua produção de conteúdo.

Mas, enfim!

Entreguei o que deveria entregar aqui!

Eu só sei que isso, virá um processo verdadeiro funil de vendas e eu explico nesse vídeo aqui:

Gostou de aprender sobre TOFU, MOFU e BOFU? Veja mais conteúdos no meu blog sobre estratégia de SEO para conteúdo.

Categorized in:

SEO,