O conteúdo em SEO é REI, mas quando você estiver fazendo SEO de conteúdo saiba qual o valor que esse conteúdo oferece para seu usuário.

É preciso oferecer informações úteis e relevantes. As últimas atualizações do Google frisam estritamente isso, que o Google busca o melhor conteúdo para responder às pesquisas dos seus usuários.

Você já sabe, existem milhões de sites que vão concorrer com você, mas o Google vai ranquear nas primeiras páginas aquele conteúdo com notas extremamente altas de SEO, também: sem erros de português, com gramática impecável e formatação correta.

Ao longo dos anos desenvolvi e testei formatos de conteúdo SEO extremamente relevantes.

Posso brifar um redator freelancer, escrever e até rodar prompts em ferramentas de IA para escrever o texto perfeito. O importante é não fugir da minha estratégia de SEO para conteúdo.

Vou te falar o passo a passo para criar o melhor texto de SEO, fique até o final!

Primeiro quer abordar algumas dúvidas.

Qual tamanho do texto SEO?

O tamanho ideal de um texto SEO varia dependendo do objetivo e contexto específico. No entanto, existem algumas diretrizes comuns seguidas pelos profissionais de SEO.

De acordo com vários estudos e pesquisas, geralmente é recomendado que um texto SEO tenha pelo menos 300 palavras para ser considerado relevante pelos mecanismos de busca. No entanto, é importante ressaltar que o tamanho ideal pode variar dependendo do nicho, da concorrência e do tipo de conteúdo.

Estudos mostram que conteúdos mais longos tendem a ter um desempenho melhor nos resultados de busca.

Em uma análise feita pela Backlinko, por exemplo, foi constatado que o comprimento médio dos conteúdos nas primeiras posições do Google é de aproximadamente 1.890 palavras.

Como achar o tamanho do texto exato?

Faça uma média dos primeiros 3 primeiros colocados e estabeleça o tamanho.

Conteúdo relevante é importante

Não faça conteúdo só para ranquear. Você deseja que as pessoas leiam o conteúdo até clicar no CTA. Faça um conteúdo focado em SEO e vendas. 

Objetivos do texto SEO

  • Ter conteúdo nas primeiras posições para as pessoas convertam. As pessoas só convertem se confiam em você.
  • Bons conteúdos focando na otimização conseguem estar nas primeiras posições, mas é preciso fazer um conteúdo focado em LSI ou PNL. 

Primeiro passo para fazer otimização de conteúdo

O primeiro passo é você a entender a intenção do seu conteúdo. Isso é o básico e mais provável para seu conteúdo ser relevante. 

Mapeada a intenção, iremos focar em criar um conteúdo totalmente otimizado de acordo com as novas atualizações do Google. 

Veja essa aula de como fazer SEO para conteúdo 👇👇👇

Conceitos sobre otimização de conteúdo em 2024

As regras mudaram você deve ler o guia completo do Google sobre qualidade e ver que podemos aplicar conceitos para otimizar os textos utilizandos técnicas de linguagem natural como: LSI, PNL e EEAT.

Conheça o que é LSI?

Latent Semantic Indexing (Indexação Semântica Latente).

L atente: cria campos de palavras que de maneira oculta contempla o tópico que você quer otimizar. Ver sentidos ocultos e não manifestados que podem estar subentendidos no texto. 

S emântica: conecta palavras e grupos a busca.

I ndexação: existe uma lista do google pega dados e rastreia para atribuir conteúdos a busca. O google considera o grau de importância para seu texto de acordo com posicionamento. 

Abordagem focada em fazer conteúdo com foco no usuário. Em 1992 essa patente foi publicada, mas enquanto isso o sistema de internet ainda estava começando em 1991. 

Esse conceito é antigo, LSI, vai tratar de uma organização mais criteriosa do conteúdo e termos. Apesar de ser antigo o Google sofisticou o LSI com atualização Google BERT em 2019.

O LSI ele é empregado no Google para combater o uso de palavras-chave de forma desnecessária dentro do conteúdo. Antigamente o BLACK HAT, técnica de chapéu preto, repetiam excessivamente a palavra-chave para ranqueamento. Basicamente quem repetia mais a palavras-chave ranqueava.

Essa técnica se chama Keyword Stuffing, uma forma de manipulação do google através da repetição de palavras-chave.

Esses dados estão na Políticas de spam para a Pesquisa Google na Web, ali temos otimizações e técnicas de SEO proibidas pelo google.

Formula para não repetir demais a palavra-chave

Para evitar ser punido, a densidade de palavras-chave deve ficar entre 1 e 3%. Isso significa que a palavra-chave não deve ser repetida mais de duas ou três vezes a cada 100 palavras.

A fórmula é simples: Número de repetições da palavra-chave / total de palavras x100

O que fazer agora que tem LSI?

Com as últimas atualizações e com a entrada do BERT, vamos otimizar focando no conceito e não com foco em palavra-chave. Porque os algoritmos de busca evoluiram. 

Crie campos semântico e entidades 

O campo semântico é o conjunto de significados que uma palavra tem, porque uma palavra pode estar relacionada a diversos significados.

Exemplo:

Tenho 2 palavras com a mesma grafia mas com significados diferentes, como BANCO.

Banco pode ser uma instituição financeira ou pode ser um assento comprido.

Partindo do pressuposto que quero otimizar pensando em BANCO como instituição financeira, tenho que começar a relacionar BANCO como uma entidade, aqui esqueço que BANCO é uma palavra-chave e sim uma entidade.

Entidade é o conceito que visa entender como pessoas, lugares, coisas, ideias ou eventos são, e para isso é preciso relacionar a palavra BANCO com outras entidades para entender o significado dela como instituição financeira. 

Nesse caso eu teria que adicionar ao contexto da minha páginas informações como:

  • Cliente: A pessoa ou entidade que possui uma conta ou utiliza os serviços oferecidos pelo banco.
  • Conta bancária: Uma relação estabelecida entre um cliente e um banco, que permite depósitos, saques e outras transações financeiras.
  • Agência bancária: O local físico onde os clientes podem realizar transações bancárias, como depósitos, saques, abertura de contas, etc.
  • Cartão de crédito/debito: Um instrumento financeiro que permite aos clientes do banco realizar pagamentos e transações eletrônicas.
  • Empréstimo: Um acordo no qual o banco empresta dinheiro ao cliente mediante a promessa de devolução com juros.
  • Investimento: O ato de aplicar dinheiro em instrumentos financeiros, como ações, títulos, fundos mútuos, etc., para obter lucro.
  • Transferência bancária: A movimentação de fundos de uma conta para outra, seja dentro do mesmo banco ou entre diferentes instituições financeiras.
  • Seguro: Um contrato pelo qual o banco ou uma seguradora se compromete a indenizar o cliente por determinados tipos de perdas, danos ou eventos adversos.

Todas essas palavras são ENTIDADES que reforçam a ENTIDADE de BANCO.

A melhor forma de fazer a relação da entidades é através de Schemas ou Dados estruturados.  Essa é uma linguagem de marcação universal para que Google consiga entender melhor sobre o que é seu conteúdo.

O que é BERT?

Bidirectional Encoder Representations from Transformers. 

O Google Bert é uma rede neural baseada na técnica de processamento de linguagem natural chamada Transformers, introduzida pela Google em 2019. 

BERT foi projetado para entender melhor o contexto das palavras em uma busca, permitindo que o mecanismo de pesquisa entregue resultados mais relevantes aos usuários.

O google era burro antes do BERT 🐴

Sim era burro! Antes do BERT, os algoritmos de busca tinham mais dificuldade em entender a intenção por trás de consultas complexas ou ambíguas, especialmente aquelas que dependiam de preposições como “para” ou “com”. 

O BERT ajuda a interpretar essas nuances de linguagem processando as palavras em uma frase de maneira bidirecional, ou seja, levando em conta não apenas as palavras anteriores, mas também as subsequentes.

Digamos então que com o BERT é possível posicionar para uma palavra-chave e suas variações. É disso que o LSI se trata.

Por que entrou o BERT?

Antes de 2019, os modelos de linguagem processavam texto sequencialmente, da esquerda para a direita ou da direita para a esquerda.

Já com o BERT analisamos o contexto de uma palavra olhando para todas as outras palavras da frase simultaneamente (bidirecionalmente). 

Isso é possível graças à arquitetura dos Transformers, que permite que o modelo considere cada palavra no contexto de todas as outras na frase, em vez de uma sequência linear.

Dessa forma é comum que na geração de conteúdo foquemos mais em criar conteúdo que seja natural e útil para os usuários, em vez de simplesmente otimizar para palavras-chave específicas.

O BERT reforça a importância de entender a intenção do usuário e fornecer respostas claras e precisas às suas perguntas.

Exemplos da aplicação do BERT na busca:

Considere a consulta de busca “viagem de São Paulo para Nova York”. Antes do BERT, o algoritmo de busca poderia dar muita ênfase às palavras “viagem” e “Nova York”, talvez trazendo resultados sobre turismo em Nova York. Com o BERT, o algoritmo é capaz de entender que a preposição “para” indica uma direção ou destino.

Conceitos de SEO para conteúdo para você guardar

Lembre-se sempre disso!

Otimize tentando entender o significado

Devemos otimizar o conteúdo capturando o significado subjacente dos termos e entender o contexto em que são usados.

Até porque o google é capaz de entender os conceitos latentes, ou seja, temas ou ideias que estão implicitamente presentes no texto, mas que podem não ser capturados apenas pela análise de palavras-chave.

Então é aquela frase comum que vemos agora:

Otimize para o tópico e não para a palavra-chave. Digamos que você precisa ter um conteúdo relevante para os motores de busca mapeando termos semânticos e relacionados para reforçar o contexto do seu conteúdo. 

Vamos supor que eu queria escrever um artigo sobre “alimentação saudável”.

É importante falar que uma alimentação saudável não se trata apenas de restringir certos alimentos, mas sim de garantir que sua dieta seja rica em nutrientes e balanceada. 

Ou seja, devemos incluir uma variedade de alimentos integrais, como frutas, vegetais, grãos e proteínas magras, isso seria fundamental para obter as vitaminas e minerais essenciais. Ali dentro eu posso tratar de receitas saudáveis para encorajar essa pessoa a desenvolver esse novo hábito alimentar e manter seu corpo saudável. 

Mas, de uma forma geral eu teria que incluir outros termos e variações semânticas para melhorar drasticamente a qualidade do meu conteúdo.

Abaixo separei termos LSI que poderiam ser considerados relevantes para um artigo de alimentação saudável:

  1. Nutrientes essenciais
  2. Dieta balanceada
  3. Alimentos ricos em fibras
  4. Gorduras saudáveis
  5. Proteínas magras
  6. Carboidratos complexos
  7. Grãos integrais
  8. Frutas e vegetais
  9. Hidratação e consumo de água
  10. Superalimentos
  11. Receitas nutritivas
  12. Planejamento de refeições
  13. Controle de porções
  14. Evitar alimentos processados
  15. Consumo de açúcar e sal
  16. Benefícios de alimentos orgânicos
  17. Vitaminas e suplementos
  18. Comer consciente
  19. Impacto da alimentação na saúde
  20. Alimentação e exercício físico

É claro que esses termos devem vir de maneira totalmente natural e informativa. Não queremos que o redator ou IA force esses termos só para ajudar o ranqueamento. Queremos enriquecer verdadeiramente nosso texto com informações úteis e relevantes sobre alimentação saudável.

Se você passar a considerar a qualidade de LSI, você terá um ALTO desempenho do seu artigo nos resultados, isso é certo! 

O que eu uso para fazer texto SEO?

Eu uso o neuronwriter, esse tem sido meu segredo de SEO. Mas, vale a pena compartilhar com vocês.

A ferramenta consegue mapear para mim todos os termos semânticos para escrever um texto focando em processamento de linguagem natural.

Podemos dar um outro nome para processamento de linguagem natural, PNL (processamento de linguagem natural). 

Essa tecnologia também é difundida no mecanismo de busca. Com PNL no GOOGLE podemos digitar carros para comprar e encontrar “carros baratos até 30 mil”. O google ele consegue encontrar e relacionar página relevantes para sua intenção de busca.

Tem outra coisa além da PNL que não falamos, e não poderia esquecer.

O NLU, compreensão de linguagem natural. O NLU entende o que um bloco de PNL está dizendo. O NLU visa identificar verbos e substantivos em frases ou itens importantes dentro de um texto. 

Digamos que os computadores podem entender seu texto, porém ao mesmo tempo são burros, porque se você não estrutura de uma maneira específica os termos LSI são inúteis. E aí entra o PNL utilizado no neuronwriter.

A ferramenta processa dados para que possamos trabalhar de forma humanizada no texto.

Com BERT vimos que as pesquisas no motores de buscas se tornam mais justa, não é preciso exigir que o usuário digite a palavra-chave exata para encontrar um resultado de pesquisa, esse conceito podemos chamar de normalização.

SEO Semântico ESTÁ DENTRO DO SEO DE CONTEÚDO

Existe o SEO Semântico, quando eu vi as primeiras aulas de SEO Semântico me senti em uma aula de português. 

Eu particularmente acho chato recordar de todos os conceitos gramaticais é por isso que simplifico utilizando neuronwriter. 

Sempre sigo essas diretrizes técnica para produção de bons conteúdo SEO

  • Escolha sua página de dinheiro e sua palavras-chave, escolha uma palavra comercial.
  • Depois faça conteúdo de suporte geral, como: páginas de beneficios.
  • Por fim faça artigos bons para conseguir backlinks e aponte para sua página de dinheiro.  

Quem cria o conteúdo?

Redator. Existem suas formas você pode criar o conteúdo de acordo com esse briefing de conteúdo ou através de um prompt de conteúdo com IA.

Atenção não use CHAT GPT para gerar conteúdo

  • Não entende completamente o contexto do texto, isso é essencial para SEO. Digamos que falta um conhecimento especifico sobre o produto, marca e serviço. O conteúdo sai genérico e não converte.
  • Outra coisa é que existe uma possibilidade muito grande de que outras pessoas façam a mesma pergunta que você no CHAT GPT e isso gere blocos de textos parecidos e repetidos. Isso eventualmente pode vir a te prejudicar seja por conteúdo duplicado em SEO ou seja por conteúdo semelhante.
  • O CHAT GPT também tem dificuldade de inserir a linguagem natural e gerar textos humanizados relevantes, nesse caso existem outras ferramentas que você pode associar a sua estratégia de redação SEO.

Como criar um briefing?

Vou deixar um link para você baixar o briefing completo e passar para seu redator.

Essa seria a melhor estrutura para que o seu redator escreva o conteúdo da melhor forma possível focado em SEO com base em tudo o que falamos no vídeo de SEO de conteúdo.

Redatores IA que você pode usar

Os melhores para você testar e usar!

Categorized in:

SEO,