Como fazer SEO para Google Meu Negócio? Veja tudo aqui!

O Google My Business (GMB) é uma plataforma gratuita fornecida pelo Google que permite que empresas e organizações gerenciem sua presença online nos serviços do Google, como resultados de pesquisa, Mapas, Avaliações e outros recursos relacionados.

O Google My Business ou Google Meu Negócio é uma ferramenta essencial para empresas que desejam melhorar sua visibilidade online e se conectar com clientes locais.

Somos a favor de uma estratégia holística de SEO local, isso significa que podemos envolver o site na otimização.

Por que é importante otimizar o Google My Business?

Em tese o Google Meu Negócio preferirá ranquear quem estiver mais perto, pois antigamente era fácil manipular essa ferramenta e muitas pessoas criavam fichas fake para atrapalhar o posicionamento.

É importante se posicionar como empresa com SEO LOCAL alí porque gera oportunidades de negócios, veja que 40% dos cliques ficam na parte superior do mapa e outros 30% para o site com a primeira posição.

como fazer SEO para Google Meu Negócio

Por quê fazer SEO para google meu negócio?

Faça SEO para Google Meu Negócio por esses 3 motivos:

  1. Ter mais oportunidades de vendas e ligações
  2. Estar entre os 3 resultados de pesquisa gratuitos (apareça sem pagar 💰)
  3. Compartilhar mensagens com clientes e gerar provas sociais

Além disso, o Google Meu Negócio te gera um site gratuito, e mesmo que você tenha um site vale a pena utilizado para ganhar um backlink para seu site principal.

Na verdade, todo o recurso que você puder usar dentro do Google Meu Negócio, USE!

Abaixo separamos um Caso Real do resultado da otimização do Google Meu Negócio.

Como fazer SEO para Google Meu Negócio?

Existe muita coisa que dá para fazer no Google Meu Negócio, é por isso, que não vai existir certo e errado. Muitas pessoas vão se basear em preencher a ficha corretamente porque isso gera impactos positivos.

Porém, quando você vai para regiões mais competitivas e compete com empresas que fazem SEO, fazer o básico como preencher a ficha é o mínimo que você poderia fazer.

Separei somente o que o Google citou nas suas diretrizes como fatores importantes para ranqueamento: relevância, a distância e o destaque.

É disso que falo nos primeiros vídeos de como fazer SEO para o google meu negócio, é praticamente um curso avançado e nossa estratégia se baseia nos fundamentos reais do Google.

Veja abaixo!

primeiro passo: Fatores de ranqueamento local do Google Meu Negócio

Essa é a imagem da diretriz do Google que explica como o algoritmo local é composto. Leia com atenção!

como fazer seo local

Fonte: Google Diretriz

Com base nesses 3 fatores conseguimos imaginar otimizações eficientes na ferramenta. O próprio Google deixa algumas coisas explícitas do que temos que fazer para aumentar nosso posicinamento.

#1 Relevância: otimizando

A relevância determina a melhor combinação entre o Perfil da empresa local e a pesquisa de um usuário. Adicione informações comerciais completas e detalhadas para ajudar o Google a entender melhor sua empresa e fazer a correspondência do seu perfil com pesquisas relevantes.

Como otimizar?

Otimize com palavra-chave + localização em tudo que puder, seja título ou descrição da ficha e nome da imagem.

Outras ideias: use Post no GMB, Coloque Vídeo, Avaliações, Crie o Site no GMB e Faça um bom Conteúdo na descrição com a palavra-chave.

#2 Distância: otimizando

Considera a distância entre cada resultado de pesquisa em potencial e o termo de local usado em uma pesquisa. Quando um usuário não especifica um local na pesquisa, a distância é calculada com base no que sabemos sobre a localização dele.

Como otimizar?

Gere sinais do site para o Google Meu Negócio, crie conteúdo com localização no seu site e colocar os mapas incorporados nas páginas do site (tem que ser a mesma localidade cadastrada na ficha).

#3 Destaque: otimizando

O destaque é o nível de popularidade de uma empresa. Alguns lugares têm mais destaque no mundo off-line, e os resultados da pesquisa tentam refletir isso na classificação local. Por exemplo, museus e hotéis famosos ou lojas de marcas conhecidas também tendem a se destacar nos resultados de pesquisa local.

Essa característica também é avaliada com base nas informações da Web que o Google tem sobre uma empresa, como links, artigos e diretórios. A pontuação e a contagem de avaliações do Google são consideradas para a classificação da empresa na pesquisa local.

Como otimizar?

Faça estratégia de Branded Content, ou seja, faça conteúdo falando da marca na mídia, google e redes sociais. Aqui é importante o trabalho dos backlinks em sites locais e sites do mesmo nicho.

Sim, fale para as pessoas como você tem a melhor empresa daquele lugar!

O que não pode faltar na sua ficha do google meu negócio

Coloque o máximo de informações possível na ficha, como exemplo:

Uma vez testamos os posts do Google Meu Negócio e toda vez que você posta você está atualizando a ficha do Google Meu Negócio, isso é bom!

O Googl entrega esse post para as pessoas mais interessantas no seu serviço ou comércio, e isso funciona!

Veja a seguir o teste!

Teste do Post no google meu negócio

Testamos a eficiência do post em uma publicação que convidava os clientes de uma Padaria a tomarem um café grátis, cerca de 10 minutos depois da publicação, um cliente chegou na padaria avisando que viu o post no Google e ganhou seu café grátis kkkk

Bom, os post funcionam e comprovamos isso.

Postar no Google Meu Negócio é um belo incentivo para conversão também, sempre que puder poste.

Também aproveite a oportunidade para trabalhar sua palavra-chave no texto e nome da imagem dentro desse post.

O principal fator de ranqueamento do Google my bussiness

As categorias que você seleciona terão um impacto GRANDE impacto em sua classificação. Por isso, é importante escolher a categoria certa para sua empresa e listar categorias secundárias.

  • Pesquise palavra-chave alvo no google
  • Use a ferramenta GMB Crush: é uma extensão do google chrome que ajuda você a escolher a categoria certa e fazer uma auditória do seu concorrente.

Essa é a interface da GMB Crush, coloque a palavra-chave que você quer pesquisar, local de pesquisa e faça a auditoria de SEO.

ferramenta de seo local

Fizemos a simulação para o serviço de fisioterapia para o local São Paulo, São Paulo, Brasil -23.550651 / -46.633382 e para Dispositivo Desktop.

Ficou assim a auditoria SEO:

como fazer seo para google meu negocio

Adicione também categorias adicionais se puder!

Essa é uma boa ferramenta de auditória SEO, então, um analista ou especialista SEO consegue extrair insights poderosos para criar sua estratégia.

Segundo passo: crie citações e backlinks

O Moz, uma empresa local de software de SEO, afirma que, “Citações de sites bem estabelecidos ajudam a aumentar a relevância e cria a certeza dos motores de busca sobre as informações de contato da sua empresa.

Ou seja, se você colocar o endereço do site no rodapé, isso não é o suficiente!

Você não precisa dizer uma vez para o Google qual é a sua localização, mas sim convencê-lo criando citações em sites diretórios e criando backlinks.

Existem 3 tipos de citações fundamentais para SEO para Google Meu Negócio:

  1. Sites de diretório (nova lista telefonica)
  2. Sites do nicho 
  3. Sites geográficos (perto da sua localização ou região)

Esse é o modelo de citação para você mencionar dentro desses locais, não podem faltar essas informações abaixo:

Nome da empresa

Número, Nome da Rua

Cidade, Estado

CEP

Telefone

Site

Você pode criar em todos os sites que conseguir, deixei uma planilha aqui com links de sites de diretório.

Dica: Você pode comprar backlinks

Existem serviços no Fiver e no 20 pila de pessoas que podem terceirizar e criar backlinks em diretório para você. É um serviço tercerizado, é claro, que é mais fácil fazer manualmente.

Mas, o importante é que você crie mais citações que seu concorrente e faça mais backlinks que seu concorrente.

Crie avaliações para seu perfil, isso impacta seu ctr

Você sabia que 88% dos consumidores confiam nas avaliações online?

As avaliações são importantes, por isso são tão relevantes para o Google, ele considera como fator de ranqueamento. Toda vez que uma pessoa te avalia ela CLICA no seu perfil, e isso aumenta seu CTR.

No vídeo 2 da auditoria SEO explicamos como o CTR impacta no posicionamento local.

É interessante você criar um plano de ação para captar avaliações todos os meses. Uma ideia é pegar o link do seu perfil e encurtar, dispare isso para todos os seus clientes avaliarem. Todos os meses tenha pelo menos 10 avaliações novas no nosso perfil, isso irá te ajudar muito.

Sabia que dentro das avaliações temos uma oportunidade de trabalhar a palavra-chave também? Sim, então estimule as pessoas comentarem lá dentro e contarem como se sentem sobre seu serviço ou produto.

Tem gente que até compra essa plaquinha de avaliação e deixa no estabelecimento físico.

como fazer SEO para Google Meu Negócio

Não tem tempo para fazer avaliação?

Você pode comprar avaliação, sai em média 50 reais cada avaliação fake e você personalizar cada uma. Inclusive tem concorrentes que podem comprar avaliações falsas para atacar seu perfil, já lidamos com isso uma vez.

Sim, é possível fazer avaliações falsas, ou seja, ataques de SEO para o concorrente comprando avaliações fake, ou pior, comprarem para mandar para você.

Uma dica se isso acontecer logo abaixo!

O que fazer com avaliações fakes no Google meu negócio?

Responda e depois denuncie. 

O que responder para avaliações fake?

“Obrigado por deixar um comentário, no entanto, infelizmente não temos nenhum registro seu sendo um cliente”

O melhor jeito é responder a avaliação fake no perfil, isso demonstrará para outros usuários que você nunca atendeu aquele cliente fake.

Atualizações relevantes de SEO LOCAL

A última atualizações foi que a ferramenta mudou de nome, agora chama: Google Business Profile.

O Google já trocou de nome várias vezes e sofre atualizações de algoritmo, compete falarmos somente de 2 atualizações mais importantes.

Até porque existem práticas que não funcionam mais!

Pigeon (Pombo)

Foi lançada em 20 de agosto de 2013, aqui quem escreva melhor e colocava palavra-chave saia na frente, tínhamos resultados mais locais e não da cidade toda (muitas empresas ficavam de fora).

Foi aqui que passamos de 7 mapas para 3 mapas na pesquisa. Agora só os melhores aparecem.

Gamba

Aqui houve uma atualização que entrou em ação em 1º de setembro de 2016, o foco era evitar SPAM porque as empresas de fora do limite da cidade passavam a ter dificuldade de classificar.

No entanto, após esta atualização, muitas empresas locais tiveram um grande aumento na sua classificação local.

Agora o Google coloca o fator localização como fator de ranqueamento, o local físico do usuário é mais importante do que nunca.

Os resultados podem sofrer pequenas variações dependendo do local, porém ele ainda considera o Destaque e Relevância parar ranquear.

Indicando ferramentas para SEO local

Use a ferramenta: I search from – http://isearchfrom.com/

Essa ferramenta pode ser útil para profissionais de marketing, SEOs e proprietários de negócios que desejam verificar como seus sites ou conteúdos são exibidos nos resultados de pesquisa em diferentes locais ou dispositivos.

Ela pode fornecer insights valiosos sobre a visibilidade e o posicionamento nos resultados de pesquisa do Google em diferentes cenários.

SEO para Google My Bussiness

Ao usar a ferramenta “I search from”, você pode selecionar uma localização geográfica específica, alterar o idioma de pesquisa, definir o tipo de dispositivo usado (como computador, smartphone ou tablet) e até mesmo simular pesquisas personalizadas para ver como os resultados variam.

No entanto, é importante lembrar que essa ferramenta é uma simulação e não representa com precisão a experiência real de pesquisa de outros usuários em diferentes locais ou dispositivos. Os resultados reais de pesquisa podem ser influenciados por vários fatores, como histórico de pesquisa, preferências do usuário e algoritmos do Google.

A ferramenta “I search from” pode ser útil para fins de pesquisa e planejamento, mas é sempre recomendável complementar com dados reais e estratégias de otimização consistentes para alcançar resultados eficazes em marketing e SEO.

Bright Local para auditória https://www.brightlocal.com/

BrightLocal é capaz de encontrar e auditar sites de diretórios locais. A plataforma oferece uma ferramenta chamada “Auditoria de Citations” que permite analisar a presença de uma empresa em diretórios online, como Yelp, Yellow Pages, Google My Business, Facebook, entre outros.

seo para Google My Bussiness

Ao realizar uma auditoria de citações, o BrightLocal verifica se a empresa está listada corretamente em diretórios relevantes, se há inconsistências nas informações, como endereço, número de telefone ou nome da empresa, e se há oportunidades de citações adicionais em diretórios importantes para melhorar a visibilidade online.

Além disso, a ferramenta também fornece informações sobre a consistência das citações existentes, o número de citações encontradas, a qualidade dos diretórios em que a empresa está listada e muito mais. Essas informações ajudam a identificar áreas de melhoria e otimização na estratégia de citações da empresa.

Outra dica é a ferramenta que já citamos: https://app.gmbcrush.com/ .

Um Hack de SEO Local: Otimize suas imagens

As imagens do Google devem otimização de dados EXIF para imagens mate. Essas imagens terão palavras-chave geográficas (palavra-chave + local). 

O que é imagem EXIF?

O Exchangeable Image File Format — ou apenas EXIF — é uma especificação que permite que fabricantes de câmeras digitais (e também de celulares ou outro aparelho com câmera) gravem informações sobre quais foram as condições técnicas (ou configurações) na hora da captura junto ao arquivo da foto, como um metadado.

Os dados EXIF são encontrados nos formatos JPEG, TIFF. Infelizmente, o único formato amigável para a web (em termos de tamanho) para manipular ​​é o JPEG. Outros formatos populares, como PNG e GIF, também podem conter metadados semelhantes. 

Como fazer essa otimização de imagem?

Separamos um vídeo explicando como otimizar imagens no Google Meu Negócio, veja tudo!

Estratégia para SEO Local

Como falamos criamos estratégia de SEO Local e você pode copiar e colar.

Aproveite!

Link da estratégia no Miro

Consideração final

É imporante entender os fatores de ranqueamento aqui mencionados e analisar os concorrentes para você melhorar o SEO do Google My Bussiness.

Se precisar de ajuda envie um e-mail para contato@comofazerseo.com

Aprenda a fazer a auditória de SEO e melhore seu posicionamento local.

Categorized in:

SEO,